domingo, 18 de dezembro de 2011

Johan Gottlob Lehmann


Fig.1- Retrato de Johann Lehmann
Johann Gottlob Lehmann
(1719-1767)



Johann Gottlob Lehmann nasceu a 4 de Agosto de 1919 em Langenhennersdorf na Alemanha. Proveniente duma família humilde ficou conhecido pelos seus trabalhos na área de medicina, química, mineralogia,metalurgia e geologia. No entanto destacou-se pelo seu trabalho sobretudo na área da estratigrafia.


A sua educação foi dada sobretudo por professores particulares que viram em Lehmann um excelente aluno. Em 1735 entrou para a universidade de Fürstenchule, onde teve que abandonar por problemas de saúde.Três anos depois aderiu a Universidade de Leipzig onde permaneceu durante um ano sendo transferido depois para a Wittenberg. Em 1741, formou-se em medicina pela Universidade de Wittenberg.



Lehmann, depois de acabar os seus estudos, foi viver para Dresden onde exerceu a sua profissão. Depressa apercebeu-se que o seu verdadeiro interessa não era pela medicina mas sim pela mineralogia e metalurgia. Começando a perder o interesse pela Medicina, Lehmann fez varias visitas de campo a regiões mineiras por toda a Europa para fortalecer os seus conhecimentos sobre a composição química de alguns minérios e o seu modo de ocorrência. Encorajado por alguns cientistas naturais, em 1750 decidiu-se mudar para Berlim onde se tornou conhecido pelos seus trabalhos escritos sobre mineralogia e química. Em 1761, aceitou um convite para integrar a Imperial Academy of Science em São Petersburgo, onde se tornou professor de química na Universidade local e director da Academia de História Natural. Na Rússia, elaborou relatórios sobre a estrutura geológica de zonas específicas e também de toda a Terra. Decidiu contactar o governo da Rússia propondo a criação de um departamento que controlasse a exploração de recursos na região, fazendo levantamentos cartográficos.


No ramo da geologia deu um importante contributo a estratigrafia sendo considerado um dos pioneiros desta, foi ele o primeiro a utilizar a coluna litóstatigráfica. Lehmann referiu a importância que os estratos geológicos tinham para determinar a história da Terra. Através de uma sua nova elaboração do interior da Terra, lançou uma teoria sobre a propagação de terramotos em que estes eram dependentes da estrutura interna da superfície da Terra e ainda propôs uma nova classificação das rochas baseada na composição química. Relacionou também  os diferentes tipos de terrenos correspondentes a diferentes tipos de rochas. Foi o primeiro a utilizar o termo “strata” (estrato), para descrever a forma como as rochas sedimentares se disponham em camadas.


Numa das suas obras mais famosas, Geschichte von Flötz-Gebürgen (1756), descreveu e comparou estratos de rochas sedimentares com base nas suas observações.
Lehmann criou uma classificação tripla para os estratos dividindo-os em:
1.       Primários, rochas cristalinas, desprovidas de fosseis originadas pela precipitação da água
2.       Secundários, camadas bem visíveis e fossilíferas
3.       Depósitos aluviais, rochas bem consolidadas acompanhadas por rochas vulcânicas.
Lehmann também distinguiu 3 tipos de terrenos montanhosos associados a formações geológicas:
1.       Urgebirge, montanhas mais velhas datadas aquando da criação da Terra constituídas por rochas cristalinas de composição uniforme
2.       Flötzgebirge, terrenos de rocha sedimentar bem estratificada. Estes terrenos localizavam-se nos flancos das montanhas mais velhas, rodeando-as.
3.       Aufgeschwemmtgebirge, terrenos compostos por leitos aluviais mais recentes.




Devido as suas descrições precisas de rochas estratificadas, Lehmann é considerado um dos fundadores da Estratigrafia. Johann Gottlob Lehmann morreu 1967 em São Petersburgo devido a uma explosão acidental no seu laboratório.

Bibliografia:
"Estratigrafia" - Principios y Métodos ; Juan Antonio Vera Torres ; 1994


Webgrafia:

Sem comentários:

Enviar um comentário